top of page

Dar cerveja de presente é uma boa ideia? - Parte 02

Seguindo o fio, estamos dando sequência ao tópico “Dar cerveja de presente é uma boa ideia?”. No primeiro post falamos sobre a versatilidade no valor das cervejas especiais, o que a torna um presente em potencial tanto para quem quer gastar pouco quanto pra quem quer investir pesado. Neste segundo post, abordaremos a versatilidade de estilos disponíveis no mundo das cervejas especiais, que assim são capazes de agradar a uma grande variedade de paladares, incluindo pessoas que (acham que) não curtem cerveja. Vamos lá?



2. Versatilidade de Estilos


Nem todos conhecem a fundo o mundo da cerveja. As valorosas gerações que nasceram e começaram a beber cerveja antes dos anos 2.000 aprenderam a relacionar cerveja a apenas um estilo, que no Brasil é chamado (erroneamente) de Pilsen (mas isso é assunto para um outro post). Qualquer coisa que se afaste daquele líquido dourado, leve e sem muito amargor pode encontrar resistência por parte de pessoas mais tradicionais nos seus hábitos de consumo.


Felizmente, o “Pilsen” é apenas um entre mais de uma centena de estilos de cerveja existentes no mundo. E, pouco a pouco, mesmo as gerações mais experientes estão descobrindo esse mundo diverso de cores, sabores e aromas. Cervejas podem ser leves e frutadas (Witbier), intensas e amargas (APA e IPA), escuras (Dunkel, Porter e Stout), doces e alcoólicas (Trapistas), envelhecidas em barril (Old Ale), defumadas (Rauchbier), ácidas como espumantes (Biére Brut), entre tantas outras variações.


A plasticidade dos estilos de cerveja é única no mundo das bebidas alcoólicas. A enorme diversidade de ingredientes e formas de preparo faz com que o número de possibilidades seja quase infinito. Aliado a isso, a onda de produção artesanal, que pouco a pouco alcança todos os lugares do Brasil, incentiva a criatividade dos mestres cervejeiros, fazendo com que novos aromas, sabores e mesmo estilos estejam constantemente surgindo. Por esse motivo, a chance de encontrar uma cerveja que caia no gosto de quase qualquer pessoa é imensa – mesmo entre aquelas que acham que não gostam muito de cerveja!


Mas, é claro: essa vasta quantidade de estilos pode trazer um pouco de dificuldade na hora de escolher o presente, certo? Bom, é para isso que existem os Sommeliers. Consulte uma pessoa especializada no assunto, ou, se preferir, acesse material de apoio. Você vai encontrar muita informação no nosso blog, já que a ideia é justamente fazer com que você possa entender melhor para que possa fazer a compra certa.


Já está convencido que comprar cerveja é um bom presente? Bom, ainda é preciso abordar mais um aspecto: quando dar cerveja de presente? Existem alguns detalhes a se considerar na hora de tomar essa decisão, o que será abordado no terceiro e último post dessa série.


bottom of page