top of page

Cervejaria Firestone Walker - autenticamente californiana

Ah!, a Califórnia! Depois de um tour por todas as tradicionais escolas cervejeiras da Europa, finalmente chegamos ao Novo Mundo. Os Estados Unidos estão no centro da revolução cervejeira que estamos vivendo mundialmente, com redescobertas de estilos clássicos, releituras e muita inovação. A cena na terra do Tio Sam é tão efervescente que muitos autores já consideram que exista uma Escola Americana, em adição às tradicionais Escolas Alemã, Belga e Inglesa. E é justamente no meio dessa mistura entre inovação e tradição que surge uma das maiores e mais aclamadas cervejarias americanas da atualidade, a Firestone Walker.


Mas se você ainda não tinha ouvido falar dessa marca, não se preocupe: ela começou a ser vendida no Brasil apenas agora, no primeiro semestre de 2020. Se você quer saber por que ela é tão famosa, ou mesmo se já conhecia mas quer saber um pouco mais sobre essa gigante, se liga neste post e boa leitura!

A Cervejaria


A Firestone Walker nasceu em 1996, em Paso Robles, Califórnia, da sociedade entre David Walker e Adam Firestone. Adam pertence a uma tradicional família americana, que produziu vinhos na Califórnia por 3 gerações. Antes disso, seu tataravô, Harvey Firestone, foi o fundador da famosa fábrica de pneus Firestone (já deu para entender de onde vieram os vastos vinhedos da família, né?). Já Walker é um inglês radicado nos Estados Unidos, casado com a irmã de Adam (sim, eles são cunhados). A combinação entre o gosto de Walker pelas tradicionais Pale Ale inglesas, a tradição vinícola da família de Adam e a efervescência da cena cervejeira na Califórnia fez surgir a forte personalidade da Firestone Walker.


A cervejaria, ao contrário de muitas outras, não é conhecida por produzir uma infinidade de rótulos, mas sim por focar em um pequeno número de receitas e levá-las quase que à perfeição. As cervejas lupuladas são o carro chefe da Firestone Walker, incluindo estilos que vão do clássico inglês às inovadoras IPAs americanas.



Além disso, muitos dos rótulos da cervejaria são fermentados e até maturados em barris de carvalho, usados originalmente na produção de vinhos e destilados. O mestre cervejeiro responsável pela produção e constante inovação, Matt Brynildson (@FW_Brewmaster, no Twitter), é um dos mais conceituados da atualidade, levando a Firestone Walker a ganhar inúmeros prêmios em competições mundiais de cerveja nos últimos anos.

O Logo

O conhecido logo da Firestone Walker traz um leão e um urso, um virado para o outro, em posição de luta. A inspiração para isso são os próprios fundadores, já que Walker é inglês (o leão, símbolo da realeza inglesa) e Firestone é da Califórnia (o urso, presente na bandeira do estado). E a posição de luta não é à toa: eles afirmam que frequentemente se desentendem (já falei que eles são cunhados?), mas que no final das contas as divergências acabam sendo produtivas no processo de tentarem encontrar um consenso.

As cervejas

Até agora, apenas a linha de cervejas lupuladas da Firestone Walker chegou ao Brasil. Mas enquanto esperamos ansiosamente pela aclamada linha de cervejas de guarda, envelhecidas em barril, vale a pena explorar os rótulos que já estão disponíveis na nossa loja.

Estilo: Helles

A cerveja mais leve da linha que chegou ao Brasil, essa Lager é produzida com perfeição técnica. Utiliza ingredientes nobres, chegando a um resultado suave, de baixo teor alcoólico, levemente lupulado e de alta drinkability.





Estilo: Session IPA

Aqui já começamos a ter cargas de lúpulo mais consideráveis. Ainda assim, é uma cerveja leve, já que se trata de uma Session (o que quer dizer que seu teor alcoólico não pode passar de 5%, e assim toda a receita deve ser adequada para busca de equilíbrio). A presença do lúpulo é marcante no sabor e aroma, mas o amargor é baixo, fazendo desta uma cerveja para ser consumida em qualquer ocasião. Clique aqui para ver na loja.


Estilo: American IPA

A Union Jack é uma cerveja de respeito. Utiliza diversas variedades de lúpulos cítricos americanos e leva duas rodadas de dry hopping, deixando a cerveja extremamente saborosa e aromática. A receita inclui maltes levemente torrados, o que resulta em uma cor e sabor caramelo que combinam perfeitamente com o perfil de lúpulo acentuado. O IBU chega a 70, o que quer dizer que o amargor é marcante.


Estilo: Juicy IPA

Essa é a primeira cerveja turva da Firestone Walker, concebida durante o boom das New England IPAs nos Estados Unidos. Extremamente saborosa e aromática, com lúpulos que remetem a frutas cítricas e tropicais. Ainda assim, possui amargor e teor alcoólico médios, sendo uma cerveja de ótima drinkability.


Estilo: American IPA

A série Luponic Distorion é sensacional. O cervejeiro tenta dar características de diferentes frutas à cerveja, utilizando apenas lúpulos. O resultado é uma bebida que tenta “distorcer” o paladar de quem a experimenta, fazendo a pessoa acreditar que a receita leva, de fato, algum tipo de fruta. A Luponic Distortion de número 14 tem um total de 7 variedades de lúpulos, vindos de lugares como África do Sul, Austrália e Alemanha, e dando à cerveja características de frutas tropicais e uvas brancas. Ainda assim, é uma cerveja equilibrada, de amargor e teor alcoólicos médios. Vale muito experimentar, porque além de deliciosa essa é uma cerveja sazonal e que não se repete de um ano para o outro. Clique aqui para ver na loja.

Só de ler as descrições essas cervejas já dão uma baita de uma sede, não? Então aproveite para expandir seu catálogo cervejeiro e inclua esses rótulos na sua lista de “já bebidas” (ou talvez compre para presentear seu cunhado!). Com certeza você não vai se arrepender. E que tal continuarmos explorando algumas cervejarias famosas?


Aguarde, nos próximos posts falaremos de mais algumas gigantes mundiais. E até lá, saúde! Cheers!

bottom of page