top of page

A Cervejaria Australiana Coopers

Atualizado: 6 de ago. de 2020

Cerveja australiana? E isso é bom? Bem, é natural que não tenhamos muita notícia das cervejas produzidas e consumidas na Austrália, afinal é um dos países geograficamente mais distantes do Brasil e isso torna sua importação mais custosa. Mas três fatores fazem com que as cervejas da terra dos cangurus sejam bastante interessantes para um bom apreciador.


Em primeiro lugar, temos a tradição: a Austrália foi colonizada por ingleses, e por isso o hábito de produzir e consumir a bebida é tão antigo quanto o próprio país.


O segundo motivo é o clima muito parecido com o nosso, o que faz com o gosto por cervejas lá tenha aspectos em comum com o gosto do brasileiro, como a preferência pelo consumo de bebidas mais leves e em menores temperaturas do que na Inglaterra, por exemplo.


E o terceiro motivo é isolamento geográfico da Austrália, o que fez surgir ingredientes locais com personalidade única, como os famosos lúpulos australianos. Juntando tradição, personalidade e bebidas refrescantes chegamos ao coração da cerveja Australiana, e nada melhor do que começar a desbravá-la através de uma das cervejas mais tradicionais do país, certo? Pois no post de hoje falaremos sobre a Coopers, a maior das cervejarias 100% australianas.


História

A cervejaria Coopers foi criada em 1862, por Thomas Cooper, em Adelaide. Thomas era inglês, e emigrou para a Austrália com a mulher e filhos em 1852, durante o período de colonização inglesa. Sapateiro na Inglaterra, ele passou a trabalhar como pedreiro depois de chegar na Austrália, e começou a fazer cerveja apenas para servir de tônico para sua esposa que estava doente. Mas os vizinhos gostaram da bebida, e ele então passou a produzir comercialmente, fundando assim a Coopers. Quando faleceu, em 1897, deixou a cervejaria para seus quatro (de um total de 19!) filhos mais velhos, e desde então o controle nunca saiu das mãos da família. Hoje a empresa está sob o comando da quinta geração de Coopers, tendo sobrevivido a depressões econômicas, guerras e mudanças de público consumidor.


A cervejaria teve que se render ao mercado e lançar cervejas Lager (originalmente trabalhava apenas com Ales, como todo bom inglês), além de trabalhar mais recentemente com rótulos comemorativos e de cervejas sem álcool. Mas mais de 150 anos depois da sua fundação, a força da Coopers segue sendo suas cervejas mais tradicionais. A Coopers Sparkling Ale, um dos rótulos de maior sucesso, é produzida com praticamente a mesma receita seguida por Thomas Cooper em 1862. Já a Coopers Pale Ale, rótulo mais famoso, teve pouquíssimas modificações ao longo da história da cervejaria, já sendo produzida, mesmo que com outros nomes, antes de 1900. Até mesmo o processo de carbonatação segue sendo tradicional, com uma segunda fermentação na garrafa, o que deixa ambos os rótulos com um sedimento residual e turbidez característicos.


Hoje, a Coopers é uma gigante que rivaliza com grandes cervejarias controladas por grupos estrangeiros, e que basicamente produzem apenas cerveja Lager. Dentre as cervejarias que pertencem a um grupo nacional, a Coopers se tornou a maior da Austrália, com uma fatia de aproximadamente 4% do mercado local de cervejas. E claro, também é uma das cervejas australianas mais exportadas, com vendas para vários países do mundo, incluindo o Brasil. Em um mundo dominado há décadas por cervejas de massa do estilo American Lager, há que se respeitar uma cervejaria que se mantém no mercado há mais de 150 anos priorizando seus produtos mais tradicionais.

As Cervejas

Os rótulos da Coopers unem a tradição inglesa e a personalidade australiana. São cervejas mais leves e refrescantes, produzidas com lúpulo da Austrália. O perfil de lúpulo australiano remete a notas de ervas frescas e frutas tropicais, ao contrário do perfil terroso das Pale Ale inglesas. Abaixo, apresentamos alguns dos rótulos da Coopers, que você pode encontrar no site da Beercode.


Coopers Pale Ale

Estilo: Australian Pale Ale

Cerveja leve e refrescante, com baixo teor alcoólico e amargor médio. Clara, turva, com sabor equilibrado entre malte e lúpulo, o qual remete a notas herbais e cítricas. Tem alto drinkability, o que significa que um gole chama o outro com facilidade. Uma versão australiana da tradicional Pale Ale e que vale a pena ser provada.


Coopers Sparkling Ale

Estilo: Australian Sparkling Ale

É a cerveja produzida por Thomas Cooper em 1862, o que por si só já tem um valor histórico. Refrescante, mas com personalidade. Tem alta carbonatação (de onde vem o nome do estilo), amargor médio, notas de malte equilibradas com um leve toque de lúpulo, que remete a frutas cítricas e tropicais. O teor alcoólico é levemente superior ao da Pale Ale, mas ainda assim é uma cerveja leve e de alto drinkability.


Coopers Best Extra Stout

Estilo: Stout

Como uma cervejaria de tradição inglesa, a Coopers não poderia deixar de produzir uma Stout. Escura, produzida com malte torrado, esta cerveja apresenta notas de chocolate, caramelo e café. Ainda assim, esta é uma cerveja leve quando comparada a outros rótulos do mesmo estilo, sem exagerar no corpo ou no teor alcoólico. Uma Stout para ser bebida em clima tropical.

Como não amar a Austrália? Um país cheio de vida e (cangurus) personalidade. E claro, boas cervejas. A Coopers, além de tradicional, dá um toque australiano a estilos ingleses clássicos, o que faz com que seja um item obrigatório na lista de “já bebidas” de um bom apreciador.


Ah, e uma última dica: se você preferir sua cerveja menos turva, deixe a Coopers Pale Ale e Sparkling Ale de pé na geladeira por 2 a 3 dias. O sedimento vai para o fundo, e se você servir com cuidado vai conseguir deixar a bebida mais límpida. E se você ficou com vontade de experimentar os rótulos mencionados, dá um pulo na nossa loja. Por aqui, seguiremos com o tour por algumas das cervejarias mais importantes do mundo.

Aguarde os próximos posts! Até lá, saúde! Ou, em bom “australiano”, cheers, mate!



bottom of page